A ditadura da felicidade

Nós humanos somos seres que o tempo todo temos que nos afirmar perante nossos semelhantes para atestarmos para nós mesmos que estamos certos.
É impressionante como a felicidade se transformou em uma obrigação hoje em dia. Somos bombardeamos diariamente e continuamente com frases motivacionais, seja na tv, no instagram ou no facebook, temos a obrigação de sermos felizes, senão pode parecer que somos errados.
Eu me pergunto: que ditadura é essa instituída por nós mesmos através da réplica maciça de “felicidades” inventadas?
A felicidade é tão pessoal e tão particular, que seria ilógico resumi-la em frases como : Você é feliz, pense nisso. A felicidade é o caminho da liberdade...
Enfim, se voce digitar no google aparecerá várias e voce poderá pegar para sí qualquer uma dessas e falar, sou feliz. Mas será que temos que ser felizes o tempo todo?
Se eu não for feliz vou magoar, irritar ou desdenhar do outro?
Gente! por favor, pensem um pouco, é claro que é bom ser feliz, mas se não tivéssemos momentos de tristeza não saberíamos mensurar tal felicidade.
E vamos combinar, ninguém é feliz o tempo todo!
Talvez seja um desabafo meu, como psicóloga trabalho com sentimentos e vejo como as pessoas se cobram para ser felizes.
Parece que a felicidade é uma entidade rara, uma deusa inacessível que nunca alcanceremos.
E eu digo que tudo isso é balela. A felicidade não é tão rara, e nem tão distante, se olharmos para nós mesmos com uma atenção pura veremos que somos felizes por partes. Um momento especial que te faz bem, um encontro com alguém esperado, um sorvete muito bom, um filme que te toca, enfim, tantas coisas e tão corriqueiras que somente temos de olhar com calma e percebermos que a tal felicidade está aí, nessas coisas simples.
Os momentos de tristeza também são necessários. Não estou fazendo apologia da depressão e da infelicidade, não é isso, tudo tem que estar em equilíbrio para conseguirmos bem estar.
Claro que se estou chorando o tempo todo, se não consigo sair de casa ou fazer coisas que antes fazia e hoje não quero mais por não querer ver ninguém, é por que algo está errado e a tristeza está além da conta.
Temos que ter pesos e medidas em nossas vidas e isso conseguimos dando mais atenção para nossos sentimentos.
Além dos sentimentos também estão nossos sentidos, quando percebemos que algo não está bem devemos dar atenção a isto de verdade, parar, olhar para dentro de sí e verificar se é algo maior do que apenas uma tristeza.
As mídias sociais muitas vezes não são amigáveis, fazem com que tenhamos uma falsa idéia do mundo e de nós mesmos. Essa visão equivocada provoca ansiedade e culpa, por não correspondermos as expectativas propostas.
A grande dica aqui é: tua felicidade ou tua tristeza não é a mesma do outro, por isso olhe para si mesmo com amor e atenção, só você poderá dizer o que te faz bem ou não.
O grande segredo é não olhar para o outro e se comparar, cada vida é única e cada vivencia também, fica a dica.

Regina Claudia Izabela
Psicóloga e psicoterapeuta
11 989699849


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução