LIVROS
Romances
Beatriz e os Corpos Celestes
Lucia Etchebarria
(1998)
Lisboa: Editorial Notícias
Três mulheres: Cat, lésbica assumida, Mónica, devoradora de homens compulsiva, e Beatriz, que acredita que o amor não tem género. Um romance sobre os labirintos do amor, numa linguagem tecida de erotismo e poesia. Este livro foi galardoado com o Prémio Nadal de 1998, o mais antigo e um dos mais prestigiados das letras espanholas.
O Bosque da Noite
Djuna Barnes
(1987)
Lisboa: Relógio d'Água
Escrito numa linguagem complexa e poética, o Bosque da Noite é um romance obsessivo sobre os aspectos demoníacos e destrutivos do amor. Conta a história de uma bela jovem, Robin Vote, e de Nora e Jenny, as duas mulheres que a desejam e que são, eventualmente, destruídas pelas suas paixões.
Os Caminhos da Paixão
Jeanette Winterson
(1991)
Lisboa: Quetzal editores
Um romance sobre Henri, um soldado nas guerras napoleónicas, e Villanelle, uma rapariga de Veneza que ama sem esperança uma mulher casada. O título do livro reflecte sobre as diversas paixões dos seus personagens. Os franceses têm uma paixão por Napoleão, paixão essa tão grande que morrem para lhe agradar. Há a paixão de Napoleão por frangos, que leva Henri (que tem uma paixão por Napoleão) à sua presença. Villanelle tem uma paixão pelos mistérios da sua cidade, pelo jogo e pela mulher misteriosa que lhe roubou o coração. E eventualmente Winterson trata da paixão de Henri por Villanelle.
A cor púrpura
Alice Walker
(1986)
Lisboa: Editorial Teorema
Vencedor do Prémio Pulitzer em 1983. Um romance feminista sobre a força e dignidade do espírito humano. Violada pelo seu pai e dada a um homem abusador, mais como escrava do que como esposa, separada do seu filho e depois da sua irmã, a vida de Celie modifica-se quando se apaixona pela amante do marido.
Duas Mulheres
Harry Mulisch
(1999)
Lisboa: Editorial Teorema
Laura, a narradora, acaba de perder a mãe e, enquanto se dirige de automóvel a Nice para o funeral, vai passando mentalmente em revista os últimos acontecimentos da sua vida: o primeiro encontro, após o seu divórcio, com Sílvia a intensidade desta relação a interferência de Alfred, seu ex-marido a violenta reação da sua mãe ao aperceber-se de que a filha mantém uma relação lésbica e a reacção, ainda mais desconcertante, dos seus amigos. Recebera a notícia da morte da sua mãe com resignação, porque uma tragédia ainda maior e mais próxima, ocupa os seus sentimentos...
Duas senhoras bem comportadas
Jane Bowles
(1987)
Lisboa: Editorial Presença
A aventureira Miss Christina Goering e a nervosa Mrs Copperfield vão para o estrangeiro em busca de liberdade e autonomia. Miss Goering é uma solteirona respeitável ligada à religião que decide encontrar a sua salvação em bares a engatar homens de negócios, enquanto que a sua amiga, a igualmente respeitável Mrs Copperfield, viaja para o Panamá com o seu marido de onde regressa com uma prostituta de 17 anos, Pacifica, perdendo aparentemente o seu marido no bairro de prostituição de Colón.
As horas
Michael Cunningham
(1999)
Lisboa: Gradiva
Nova Iorque no final do século XX. Londres em 1923. Los Angeles em 1949. Três mulheres, três histórias ligadas por um jogo subtil de correspondências, cuja relação comovente só será revelada nas últimas páginas.
Inscrito no Corpo
Jeanette Winterson
Editora Rocco (Brasil)
167 pgs
"Porque é que a perda é uma medida do amor?" Assim começa um livro brilhante em que uma das grandes escritoras lésbicas do nosso tempo, conta uma bela história de amor numa linguagem poética.
A Linguagem Perdida dos Guindastes
David Leavitt
(1986)
Lisboa: Editorial Presença
Rose e Benjamim vivem há vinte anos num apartamento em Manhattan, onde criaram um filho comum, Phillip. De repente vêem-se simultaneamente confrontados com a ameaça de serem desalojados e com a revelação da homossexualidade do filho. Phillip luta pela sua realização amorosa e quer ser reconhecido e aceite pelos pais. Mas a sua revelação vai provocar uma verdadeira catástrofe familiar - para o pai, também homossexual, trata-se de se assumir, para a mãe são vinte anos de casamento, que são postos em causa. O par Jerene, a negra exótica, e a sua companheira Laura, é a outra face da questão - a vivência da homossexualidade no feminino.
Outras Mulheres
Lisa Alther
(1985)
Lisboa: Editorial Presença
Caroline é uma mulher lésbica de trinta e cinco anos, enfermeira e com dois filhos. A imagem que ela tem de si própria é a de uma mulher forte, corajosa, lutadora, liberta de preconceitos e capaz de enfrentar a vida. Apesar disso, sente-se afundar num estado depressivo que a deixa em pânico. Relutantemente resolve recorrer à psicoterapia.
Pecados Safados
Betti Brown
Editora Rosa dos Tempos
158 pgs
Isabel, uma aluna de colégio de freiras descobre-se homossexual desde muito cedo e aos poucos vai tentando desvendar e entender os mistérios de seu comportamento. O palco de suas vivências relatadas com muito humor é a conservadora Curitiba. Acompanhe as aventuras dessa garota de colégio que passa a viver num mundo clandestino, cheio de intrigas, amores proibidos, sexo e muita doçura.
O Poço da Solidão
Radclyffe Hall
Editora: Record (Brasil)
507 pgs
Publicado pela primeira vez em 1928, este livro causou grande polémica tendo sido proibido em Inglaterra. Durante muito tempo foi um livro de culto e passou a ser conhecido como a "Bíblia do Lesbianismo" servindo como fonte de esclarecimento e apoio para mulheres em dúvida quanto à sua sexualidade.
Por amor a Marie
Regine Deforges
(1990)
Lisboa: Difusão Cultural
No princípio do século XX, numa remota aldeia francesa, Marguerite e Marie partilham, de corpo e alma, o desafio de um amor impossível, num perigoso jogo de sedução ...
Postal de Alice Springs
Diana Simmonds
Editora GLS (Brasil)
133 pgs
Uma jovem cantora de música country, Jody Johnson, conquista cada vez mais fãs com sua voz maravilhosa, porém eles nunca perceberam a tristeza que há em seu olhar. Durante uma viagem pelo interior da Austrália, o autocarro avaria e Jody vê-se obrigada a passar alguns dias na pousada Davanzo. Jody conhece Grace, uma desenhadora de pássaros que ajuda seus pais na pousada da família. Ela é uma mulher atraente e solitária que ainda não se libertou do passado As duas sentem-se imediatamente atraídas. Será que a paixão explosiva vai ser suficiente para desarmar os dois corações?
O Preço do Sal
Patricia Highsmith
(1991)
Lisboa: Europa-América
Therese tinha 19 anos - amada por um jovem de quem gostava, mas que não conseguia desejar. Temporariamente a trabalhar no Departamento de brinquedos de Frankenberg conhece Carol, uma mulher casada, quando esta comprava um presente de Natal para a filha. Um dos primeiros romances lésbicos com um final feliz
O último dia de Outono
Quando o amor acontece entre garotas
Valéria Melki Busin
Editora GLS (Brasil)
168 páginas
Fernanda é uma menina bem paulistana: faz cursinho, quer entrar na USP, tem muitos amigos. Sai bastante, aproveita a cultura da cidade e gosta de poesia. Tudo vai bem até conhecer Marisa, uma colega que a deixa confusa e perturbada. Que sentimentos são esses que a deixam gelada por dentro? O que fazer coma vontade de beijar a amiga? Como lidar com esse amor tão inesperado? Um delicioso romance em São Paulo nos dias de hoje.
Um Ano, Dois Verões
Bertha Solares
Editora: Brasiliense (Brasil)
2001
É a história de duas mulheres que têm o mesmo nome :Irina. Uma é brasileira, a outra viveu na Checoslováquia nos anos 30. A Irina carioca é cientista e está a caminho de Praga para um congresso e leva na bagagem sonhos que a inquietam. São muitos os mistérios que envolvem essas duas mulheres, mas é verão em Praga, quem sabe a Irina cientista ao dobrar uma esquina encontrará o seu passado e o seu destino.
Uma Questão De Amor
Saxon Bennett
Editora: GLS (Brasil)
160 pgs
Hope faz pós-graduação numa excelente universidade. Vem de uma família tradicional e está meio perdida quanto ao que deseja do relacionamento com sua professora. Pamela é uma académica em ascensão, inteligente, ambiciosa e totalmente convencida de ser irresistível para as mulheres. Rachel estuda com Hope e é sua melhor amiga. Convence a colega a tirar férias com ela e suas duas mães na cidade de Heroy, bem longe de Pamela. Emerson é uma artista plástica que adora andar de patins pelas ruas de Heroy e só usa o seu sobrenome. Encanta-se com Hope, mas não está preparada para se envolver com outra mulher tão cedo
Sentimentos Paralelos
David Leavitt
(1989)
Lisboa: Bertrand.
Louise Cooper sofre de cancro há vinte anos. Lutando não só conta o lento afastamento do marido como contra os efeitos destrutivos da doença, Loiuse vê-se obrigada a concluir que nem mesmo o afecto dos seus filhos irá salvá-la. Ambos se tinham afastado da Calif´rnia natal: Danny, advogado nos subúrbios de New Jersey e gay, e April, a filha lésbica, cantora folk com uma vida extravagante de espectáculos e viagens.
Teresa e Isabel
Violette Leduc
(1985)
Lisboa: Relógio d'Água
Editora Brasiliense
Num colégio interno, duas adolescentes descobrem o amor.
A Vila das Meninas
Stella C. Ferraz
(2000)
Editora Brasiliense
202 pgs
Tudo se passa na Vila Eulália em São Paulo, onde moram mulheres que preferem amar outras mulheres. O conflito dá-se quando Victória sobrinha de D. Eulália se apaixona por Renata. A dúvida entre uma grande paixão e a religião que condena essa forma de amor, faz com que as vizinhas e amigas que moram na vila conspirem a favor da harmonia entre Victória o seu Deus e aquele amor que ousa dizer o nome. Amor lesbiano.
Policiais
Se Me Abandonares
Sandra Scoppettone
(2002)
Lisboa: Editora Pergaminho
"Sofisticada, mas nunca cínica, Lauren Laurano, uma lésbica com muito sentido de humor e um grande coração, leva os leitores a fazer uma viagem inesquecível pelo mundo exótico de Greenwich Village" The New York Times Book Review.
Biografias
Atos Impuros: A vida de uma freira lésbica na Itália da renascença
Judith C. Brown
(1987)
São Paulo: Editora Brasiliense
A vida da irmã Benedetta Calini, Abadessa de um convento numa pequena cidade próxima de Florença, no princípio do séxulo XVII, a qual começou a ter visões simultaneamente religiosas e eróticas e a sofrer dores físicas consideráveis. Para a ajudar a suportar a dor foi-lhe designada como companheira uma jovem freira. Eventualmente as autoridades religiosas ficaram desconfiadas da veracidade dos seus contactos sobrenaturais com Cristo e levaram a cabo uma investigação que revelou que ela e a sua companheira estavam envolvidas numa relação sexual havia anos.
Adeus, Maridos - Mulheres Que Escolheram Mulheres
Deborah Abbot e Ellen Farmer
Editora GLS (Brasil)
247 pgs
Um incontável número de mulheres casam-se com homens, têm filhos e, de repente descobrem-se apaixonadas por outra mulher deixando para trás toda uma vida heterossexual respeitável para viver conforme o coração. Este livro reúne depoimentos de mulheres que viveram essa experiência transformadora. Entre os relatos verdadeiros encontra-se o da coronel Margarethe Cammermeyer, a oficial com mais alta patente do exército americano a assumir sua homossexualidade, cuja história é contada no filme "Acima do Dever"
Aimée e Jaguar
Erica Fischer
Editora Record (Brasil)
284 pgs
Lilly é uma senhora alemã, com quatro filhos e medalhas de boa matrona, casada com um oficial, vivendo a entediante vida de uma dona de casa comum. Felice é uma jovem judia inteligente, culta, avançada para a sua época que está sendo submetida desde a infância a um processo sistemático e gradativo de exclusão dentro da sociedade alemã. Do encontro de duas mulheres tão díspares, Erica Fischer constrói um livro que é mais do que uma história de amor lésbico. Ao documentar a história verdadeira de Aimée e Jaguar, como Lilly e Felice se passaram a chamar, a autora faz um livro de história do quotidiano que joga alguma luz sobre como foi possível acontecer no dia a dia da Alemanha nazi a imposição de um regime de excepção tão cruel sem que suas próprias vítimas esboçassem a mínima reacção. A sua história, temperada principalmente pelo humor de Felice, mostra-nos também como é possível, através do amor, resistir e sobreviver às situações da mais extrema restrição sem com isso alimentar ressentimentos e acreditando sobretudo na vida.
Cartas Íntimas a Vita Sackville-West
Virginia Woolf
Lisboa: Colares Editora
Em 1922, com 40 anos, Virgínia Woolf encontra Vita Sackville-West, que ia nos seus 30 anos. Apaixonam-se e tornam-se amantes.
Flores Raras e Banalíssimas
A história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop
Carmen L. Oliveira
(1995)
Rio de Janeiro: Editora Rocco
Este livro retrata a vida da poeta americana Elisabeth Bishop (Prémio Pulitzer) e a sua relação com a brasileira Lota de Macedo Soares. Através de entrevistas com amigos famosos das duas a autora traça um perfil de uma relação difícil, conturbada, mas, ainda assim, cheia de amor.
Gertrude e Alice
Diana Souhami
José Olympio Editora (Brasil)
Biografia que aborda os 40 anos de vida em comum das protagonistas (a escritora americana Gertrude Stein e a sua companheira Alice B. Toklas) um casal clássico do meio literário da Paris da década de 20.
Marguerite Yourcenar
Josiane Savigneau
(1992)
Lisboa: Difel
A biografia de uma das grandes escritoras do século XX, conta também a história da sua relação de 40 anos com a americana Grace Frick.
Meu primeiro amor
Lindsey Elder
Editora GLS (Brasil)
144 pgs
Mulheres contam como foi sua primeira vez com outra mulher, em relatos sinceros, eróticos, desajeitados e românticos. Desde adolescentes que se apaixonaram por uma colega de escola até mulheres de meia-idade encantadas com a melhor amiga, o clima especial da primeira transa permeia essas páginas, activando especiais lembranças de quem as lê.
Retrato de um casamento
Nigel Nicholson
(1990)
Lisboa: Círculo de Leitores
Biografia da escritora inglesa Vita Sackville-West, escrita pelo seu filho, em que é contada em detalhe a sua relação com Violet Trefusis.
Contos
A noite escura e mais eu
Lygia Fagundes Telles
Editora Rocco
O título refere-se a um verso de um poema de Cecília Meireles: "Ninguém abra a sua porta para ver o que aconteceu: saímos de braços dados a noite escura e eu". No conto: "Uma branca sombra pálida", Lygia fala de uma mãe que tenta compreender como a sua filha pode ter tido uma mulher como amante.
Dança de Família
David Leavitt
(1987)
Lisboa:Editorial Teorema
Quando publicou este seu primeiro livro em 1984, David Leavitt tinha apenas 22 anos, sendo saudado unanimemente pela crítica norte-americana como um dos valores literários mais firmes da novíssima geração dos Estados Unidos. Os seus contos, aqui reunidos, formam um expressivo painel daquilo que poderia ser talvez sintetizado assim: "cada família abriga um estranho no seu seio".
Julieta e Julieta
Fátima Mesquita
Editora GLS (Brasil)
144 páginas
Os contos reunidos neste volume têm uma qualidade inovadora: são histórias de amor entre mulheres brasileiras, contadas como elas de fato acontecem. São jogadoras de basquete, donas de lojas, artistas, médicas e vendedoras que de repente se apaixonam umas pelas outras. Moças tatuadas e certinhas, que andam de moto, a pé, de jipe e em sonhos. São casadas com homens, com mulheres, estão se envolvendo pela primeira vez com outra mulher. São histórias de amor consumado, feliz, bem vivido, como a literatura brasileira ainda não havia produzido.
A Primeira Dança
Histórias de amor entre mulheres
Barbara Grier e Christine Cassidy
Editora GLS (Brasil)
224 pgs
Escritas por mulheres para mulheres, 23 histórias que falam sobre o amor, a paixão e o desejo num universo exclusivamente feminino.
Ensaios
Como Pão no Prato Sagrado
Rebecca Alpert
Editora:Rosa dos Tempos (Brasil)
236 pgs
O livro discute o problema da homossexualidade na cultura judaica. No tempo em que os gregos assumiam pública e institucionalmente as práticas homossexuais, a Bíblia condenava a homossexualidade como pecado passível de morte. Neste livro, Rebecca analisa a posição da Bíblia e estuda a cultura judaica nos últimos dois mil anos do ponto de vista da mulher homossexual, apresentando novos caminhos para o estudo da religião na área do género. Rebecca Alpert é rabina, lésbica assumida e uma das mulheres mais inteligentes e críticas dos Estados Unidos. Feminista teórica, é também directora do Centro de Estudos da Mulher e do Departamento de Estudos da Religião da Universidade de Temple (Filadélfia), cargo este conseguido graças à publicação deste livro, que ganhou em 1998 o prémio de obra mais importante na área de estudos da homossexualidade.
Grrrls
Garotas Iradas
Vange Leonel
Editora GLS (Brasil)
152 pgs
Vange Leonel é uma pop-roqueira de muitas facetas. Além de feminista que assumiu publicamente sua homossexualidade muito antes de isso ser moda, adora escrever. Recentemente dirigiu uma peça de sua autoria, As sereias da Rive Gauche, sobre um grupo de lésbicas morando em Paris na década de 1920, e por quatro anos publicou artigos dirigidos a mulheres na revista gay Sui Generis. O presente livro reúne uma seleção dos melhores entre esses artigos, acrescidos de uma série de textos inéditos sobre lesbianismo. Como não podia deixar de ser com uma autora tão contra a corrente, Vange pesquisa aspectos curiosos de personalidades históricas, ri de alguns hábitos recentíssimos da cultura gay, analisa filmes e livros, e passa seu olhar irónico e inteligente até pela boneca de Maria Bethânia. Nathalie Barnes, Virginia Woolf, Safo, Joana d'Arc dividem páginas com personagens de novelas, Xena e Gabrielle, feministas e pilotas de lancha, em textos curtos e informativos que podem ser lidos em qualquer ordem.
Pele de Gaya (Amor Entre Mulheres)
Coord. Conceição Couto Netto e Karin Anna Pey
Numen Editora
Aborda a questão do lesbianismo sem o filtro de teorias sociológicas e psicanalíticas ou o sensacionalismo barato que visa apenas usufruir lucros às suas custas. Mulheres que amam mulheres, com paixão, com ternura, lirismo e inquietação. Mulheres que dão depoimentos e escrevem textos em que testemunham seus quotidianos, relatando a verdade de seu mundo íntimo, feito de sonhos, realizações, dores, alegrias, delírios e revoltas.
História
Tríbades Galantes, Fanchonos Militantes
Homossexuais que fizeram história
Amilcar Torrão Filho
Editora GLS (Brasil)
296 pág.
Alexandre Magno, Júlio César, o imperador Adriano. Safo, Sócrates, Sólon. O épico de Gilgamech. O mito de Ganimedes. O famoso ladrão Robin Hood. Os génios Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo. Fernando Pessoa e António Botto. Os brasileiros Antonio Nunes e Felipa de Souza. As damas galantes de Catarina de Medici. Padres e monjas. Gertrude Stein e Alice B. Toklas. A escritora Virginia Woolf. Lorde Byron. Rosa Bonheur. Os poetas Oscar Wilde e Federico García Lorca. Lota de Macedo Soares e Elisabeth Bishop. O homoerotismo faz parte da história humana desde os seus primórdios. De reis e rainhas a grandes escritores, de actrizes famosas a humildes missionários, homens amaram homens, e mulheres amaram mulheres em todos os países do mundo, em todas as épocas.
Poesia
Em nome do corpo
Isabel de Sá
(1986)
Lisboa:Edições Rolim
Minha Memória de Ti
Manuela Amaral
(1992)
Coimbra: Fora de Texto
Arte
A arte do amor entre mulheres
(1997)
Lisboa: Edições Europa-América
A Arte do Amor Entre Mulheres é uma celebração do amor e paixão lésbicos tal como são descritos na literatura e na arte desde as civilizações da antiguidade até aos tempos modernos, do Oriente ao Ocidente. Os excertos de poesia e prosa são complementados por deliciosas ilustrações a cores que incluem pintura, escultura e frescos.
Beatriz e os Corpos Celestes
Lucia Etchebarria
(1998)
Lisboa: Editorial Notícias
Três mulheres: Cat, lésbica assumida, Mónica, devoradora de homens compulsiva, e Beatriz, que acredita que o amor não tem género. Um romance sobre os labirintos do amor, numa linguagem tecida de erotismo e poesia. Este livro foi galardoado com o Prémio Nadal de 1998, o mais antigo e um dos mais prestigiados das letras espanholas.
O Bosque da Noite
Djuna Barnes
(1987)
Lisboa: Relógio d'Água
Escrito numa linguagem complexa e poética, o Bosque da Noite é um romance obsessivo sobre os aspectos demoníacos e destrutivos do amor. Conta a história de uma bela jovem, Robin Vote, e de Nora e Jenny, as duas mulheres que a desejam e que são, eventualmente, destruídas pelas suas paixões.
Os Caminhos da Paixão
Jeanette Winterson
(1991)
Lisboa: Quetzal editores
Um romance sobre Henri, um soldado nas guerras napoleónicas, e Villanelle, uma rapariga de Veneza que ama sem esperança uma mulher casada. O título do livro reflecte sobre as diversas paixões dos seus personagens. Os franceses têm uma paixão por Napoleão, paixão essa tão grande que morrem para lhe agradar. Há a paixão de Napoleão por frangos, que leva Henri (que tem uma paixão por Napoleão) à sua presença. Villanelle tem uma paixão pelos mistérios da sua cidade, pelo jogo e pela mulher misteriosa que lhe roubou o coração. E eventualmente Winterson trata da paixão de Henri por Villanelle.
A cor púrpura
Alice Walker
(1986)
Lisboa: Editorial Teorema
Vencedor do Prémio Pulitzer em 1983. Um romance feminista sobre a força e dignidade do espírito humano. Violada pelo seu pai e dada a um homem abusador, mais como escrava do que como esposa, separada do seu filho e depois da sua irmã, a vida de Celie modifica-se quando se apaixona pela amante do marido.
Duas Mulheres
Harry Mulisch
(1999)
Lisboa: Editorial Teorema
Laura, a narradora, acaba de perder a mãe e, enquanto se dirige de automóvel a Nice para o funeral, vai passando mentalmente em revista os últimos acontecimentos da sua vida: o primeiro encontro, após o seu divórcio, com Sílvia a intensidade desta relação a interferência de Alfred, seu ex-marido a violenta reação da sua mãe ao aperceber-se de que a filha mantém uma relação lésbica e a reacção, ainda mais desconcertante, dos seus amigos. Recebera a notícia da morte da sua mãe com resignação, porque uma tragédia ainda maior e mais próxima, ocupa os seus sentimentos...
Duas senhoras bem comportadas
Jane Bowles
(1987)
Lisboa: Editorial Presença
A aventureira Miss Christina Goering e a nervosa Mrs Copperfield vão para o estrangeiro em busca de liberdade e autonomia. Miss Goering é uma solteirona respeitável ligada à religião que decide encontrar a sua salvação em bares a engatar homens de negócios, enquanto que a sua amiga, a igualmente respeitável Mrs Copperfield, viaja para o Panamá com o seu marido de onde regressa com uma prostituta de 17 anos, Pacifica, perdendo aparentemente o seu marido no bairro de prostituição de Colón.
As horas
Michael Cunningham
(1999)
Lisboa: Gradiva
Nova Iorque no final do século XX. Londres em 1923. Los Angeles em 1949. Três mulheres, três histórias ligadas por um jogo subtil de correspondências, cuja relação comovente só será revelada nas últimas páginas.
Inscrito no Corpo
Jeanette Winterson
Editora Rocco (Brasil)
167 pgs
"Porque é que a perda é uma medida do amor?" Assim começa um livro brilhante em que uma das grandes escritoras lésbicas do nosso tempo, conta uma bela história de amor numa linguagem poética.
A Linguagem Perdida dos Guindastes
David Leavitt
(1986)
Lisboa: Editorial Presença
Rose e Benjamim vivem há vinte anos num apartamento em Manhattan, onde criaram um filho comum, Phillip. De repente vêem-se simultaneamente confrontados com a ameaça de serem desalojados e com a revelação da homossexualidade do filho. Phillip luta pela sua realização amorosa e quer ser reconhecido e aceite pelos pais. Mas a sua revelação vai provocar uma verdadeira catástrofe familiar - para o pai, também homossexual, trata-se de se assumir, para a mãe são vinte anos de casamento, que são postos em causa. O par Jerene, a negra exótica, e a sua companheira Laura, é a outra face da questão - a vivência da homossexualidade no feminino.
Outras Mulheres
Lisa Alther
(1985)
Lisboa: Editorial Presença
Caroline é uma mulher lésbica de trinta e cinco anos, enfermeira e com dois filhos. A imagem que ela tem de si própria é a de uma mulher forte, corajosa, lutadora, liberta de preconceitos e capaz de enfrentar a vida. Apesar disso, sente-se afundar num estado depressivo que a deixa em pânico. Relutantemente resolve recorrer à psicoterapia.
Pecados Safados
Betti Brown
Editora Rosa dos Tempos
158 pgs
Isabel, uma aluna de colégio de freiras descobre-se homossexual desde muito cedo e aos poucos vai tentando desvendar e entender os mistérios de seu comportamento. O palco de suas vivências relatadas com muito humor é a conservadora Curitiba. Acompanhe as aventuras dessa garota de colégio que passa a viver num mundo clandestino, cheio de intrigas, amores proibidos, sexo e muita doçura.
O Poço da Solidão
Radclyffe Hall
Editora: Record (Brasil)
507 pgs
Publicado pela primeira vez em 1928, este livro causou grande polémica tendo sido proibido em Inglaterra. Durante muito tempo foi um livro de culto e passou a ser conhecido como a "Bíblia do Lesbianismo" servindo como fonte de esclarecimento e apoio para mulheres em dúvida quanto à sua sexualidade.
Por amor a Marie
Regine Deforges
(1990)
Lisboa: Difusão Cultural
No princípio do século XX, numa remota aldeia francesa, Marguerite e Marie partilham, de corpo e alma, o desafio de um amor impossível, num perigoso jogo de sedução ...
Postal de Alice Springs
Diana Simmonds
Editora GLS (Brasil)
133 pgs
Uma jovem cantora de música country, Jody Johnson, conquista cada vez mais fãs com sua voz maravilhosa, porém eles nunca perceberam a tristeza que há em seu olhar. Durante uma viagem pelo interior da Austrália, o autocarro avaria e Jody vê-se obrigada a passar alguns dias na pousada Davanzo. Jody conhece Grace, uma desenhadora de pássaros que ajuda seus pais na pousada da família. Ela é uma mulher atraente e solitária que ainda não se libertou do passado As duas sentem-se imediatamente atraídas. Será que a paixão explosiva vai ser suficiente para desarmar os dois corações?
O Preço do Sal
Patricia Highsmith
(1991)
Lisboa: Europa-América
Therese tinha 19 anos - amada por um jovem de quem gostava, mas que não conseguia desejar. Temporariamente a trabalhar no Departamento de brinquedos de Frankenberg conhece Carol, uma mulher casada, quando esta comprava um presente de Natal para a filha. Um dos primeiros romances lésbicos com um final feliz
O último dia de Outono
Quando o amor acontece entre garotas
Valéria Melki Busin
Editora GLS (Brasil)
168 páginas
Fernanda é uma menina bem paulistana: faz cursinho, quer entrar na USP, tem muitos amigos. Sai bastante, aproveita a cultura da cidade e gosta de poesia. Tudo vai bem até conhecer Marisa, uma colega que a deixa confusa e perturbada. Que sentimentos são esses que a deixam gelada por dentro? O que fazer coma vontade de beijar a amiga? Como lidar com esse amor tão inesperado? Um delicioso romance em São Paulo nos dias de hoje.
Um Ano, Dois Verões
Bertha Solares
Editora: Brasiliense (Brasil)
2001
É a história de duas mulheres que têm o mesmo nome :Irina. Uma é brasileira, a outra viveu na Checoslováquia nos anos 30. A Irina carioca é cientista e está a caminho de Praga para um congresso e leva na bagagem sonhos que a inquietam. São muitos os mistérios que envolvem essas duas mulheres, mas é verão em Praga, quem sabe a Irina cientista ao dobrar uma esquina encontrará o seu passado e o seu destino.
Uma Questão De Amor
Saxon Bennett
Editora: GLS (Brasil)
160 pgs
Hope faz pós-graduação numa excelente universidade. Vem de uma família tradicional e está meio perdida quanto ao que deseja do relacionamento com sua professora. Pamela é uma académica em ascensão, inteligente, ambiciosa e totalmente convencida de ser irresistível para as mulheres. Rachel estuda com Hope e é sua melhor amiga. Convence a colega a tirar férias com ela e suas duas mães na cidade de Heroy, bem longe de Pamela. Emerson é uma artista plástica que adora andar de patins pelas ruas de Heroy e só usa o seu sobrenome. Encanta-se com Hope, mas não está preparada para se envolver com outra mulher tão cedo
Sentimentos Paralelos
David Leavitt
(1989)
Lisboa: Bertrand.
Louise Cooper sofre de cancro há vinte anos. Lutando não só conta o lento afastamento do marido como contra os efeitos destrutivos da doença, Loiuse vê-se obrigada a concluir que nem mesmo o afecto dos seus filhos irá salvá-la. Ambos se tinham afastado da Calif´rnia natal: Danny, advogado nos subúrbios de New Jersey e gay, e April, a filha lésbica, cantora folk com uma vida extravagante de espectáculos e viagens.
Teresa e Isabel
Violette Leduc
(1985)
Lisboa: Relógio d'Água
Editora Brasiliense
Num colégio interno, duas adolescentes descobrem o amor.
A Vila das Meninas
Stella C. Ferraz
(2000)
Editora Brasiliense
202 pgs
Tudo se passa na Vila Eulália em São Paulo, onde moram mulheres que preferem amar outras mulheres. O conflito dá-se quando Victória sobrinha de D. Eulália se apaixona por Renata. A dúvida entre uma grande paixão e a religião que condena essa forma de amor, faz com que as vizinhas e amigas que moram na vila conspirem a favor da harmonia entre Victória o seu Deus e aquele amor que ousa dizer o nome. Amor lesbiano.
Policiais
Se Me Abandonares
Sandra Scoppettone
(2002)
Lisboa: Editora Pergaminho
"Sofisticada, mas nunca cínica, Lauren Laurano, uma lésbica com muito sentido de humor e um grande coração, leva os leitores a fazer uma viagem inesquecível pelo mundo exótico de Greenwich Village" The New York Times Book Review.
Biografias
Atos Impuros: A vida de uma freira lésbica na Itália da renascença
Judith C. Brown
(1987)
São Paulo: Editora Brasiliense
A vida da irmã Benedetta Calini, Abadessa de um convento numa pequena cidade próxima de Florença, no princípio do séxulo XVII, a qual começou a ter visões simultaneamente religiosas e eróticas e a sofrer dores físicas consideráveis. Para a ajudar a suportar a dor foi-lhe designada como companheira uma jovem freira. Eventualmente as autoridades religiosas ficaram desconfiadas da veracidade dos seus contactos sobrenaturais com Cristo e levaram a cabo uma investigação que revelou que ela e a sua companheira estavam envolvidas numa relação sexual havia anos.
Adeus, Maridos - Mulheres Que Escolheram Mulheres
Deborah Abbot e Ellen Farmer
Editora GLS (Brasil)
247 pgs
Um incontável número de mulheres casam-se com homens, têm filhos e, de repente descobrem-se apaixonadas por outra mulher deixando para trás toda uma vida heterossexual respeitável para viver conforme o coração. Este livro reúne depoimentos de mulheres que viveram essa experiência transformadora. Entre os relatos verdadeiros encontra-se o da coronel Margarethe Cammermeyer, a oficial com mais alta patente do exército americano a assumir sua homossexualidade, cuja história é contada no filme "Acima do Dever"
Aimée e Jaguar
Erica Fischer
Editora Record (Brasil)
284 pgs
Lilly é uma senhora alemã, com quatro filhos e medalhas de boa matrona, casada com um oficial, vivendo a entediante vida de uma dona de casa comum. Felice é uma jovem judia inteligente, culta, avançada para a sua época que está sendo submetida desde a infância a um processo sistemático e gradativo de exclusão dentro da sociedade alemã. Do encontro de duas mulheres tão díspares, Erica Fischer constrói um livro que é mais do que uma história de amor lésbico. Ao documentar a história verdadeira de Aimée e Jaguar, como Lilly e Felice se passaram a chamar, a autora faz um livro de história do quotidiano que joga alguma luz sobre como foi possível acontecer no dia a dia da Alemanha nazi a imposição de um regime de excepção tão cruel sem que suas próprias vítimas esboçassem a mínima reacção. A sua história, temperada principalmente pelo humor de Felice, mostra-nos também como é possível, através do amor, resistir e sobreviver às situações da mais extrema restrição sem com isso alimentar ressentimentos e acreditando sobretudo na vida.
Cartas Íntimas a Vita Sackville-West
Virginia Woolf
Lisboa: Colares Editora
Em 1922, com 40 anos, Virgínia Woolf encontra Vita Sackville-West, que ia nos seus 30 anos. Apaixonam-se e tornam-se amantes.
Flores Raras e Banalíssimas
A história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop
Carmen L. Oliveira
(1995)
Rio de Janeiro: Editora Rocco
Este livro retrata a vida da poeta americana Elisabeth Bishop (Prémio Pulitzer) e a sua relação com a brasileira Lota de Macedo Soares. Através de entrevistas com amigos famosos das duas a autora traça um perfil de uma relação difícil, conturbada, mas, ainda assim, cheia de amor.
Gertrude e Alice
Diana Souhami
José Olympio Editora (Brasil)
Biografia que aborda os 40 anos de vida em comum das protagonistas (a escritora americana Gertrude Stein e a sua companheira Alice B. Toklas) um casal clássico do meio literário da Paris da década de 20.
Marguerite Yourcenar
Josiane Savigneau
(1992)
Lisboa: Difel
A biografia de uma das grandes escritoras do século XX, conta também a história da sua relação de 40 anos com a americana Grace Frick.
Meu primeiro amor
Lindsey Elder
Editora GLS (Brasil)
144 pgs
Mulheres contam como foi sua primeira vez com outra mulher, em relatos sinceros, eróticos, desajeitados e românticos. Desde adolescentes que se apaixonaram por uma colega de escola até mulheres de meia-idade encantadas com a melhor amiga, o clima especial da primeira transa permeia essas páginas, activando especiais lembranças de quem as lê.
Retrato de um casamento
Nigel Nicholson
(1990)
Lisboa: Círculo de Leitores
Biografia da escritora inglesa Vita Sackville-West, escrita pelo seu filho, em que é contada em detalhe a sua relação com Violet Trefusis.
Contos
A noite escura e mais eu
Lygia Fagundes Telles
Editora Rocco
O título refere-se a um verso de um poema de Cecília Meireles: "Ninguém abra a sua porta para ver o que aconteceu: saímos de braços dados a noite escura e eu". No conto: "Uma branca sombra pálida", Lygia fala de uma mãe que tenta compreender como a sua filha pode ter tido uma mulher como amante.
Dança de Família
David Leavitt
(1987)
Lisboa:Editorial Teorema
Quando publicou este seu primeiro livro em 1984, David Leavitt tinha apenas 22 anos, sendo saudado unanimemente pela crítica norte-americana como um dos valores literários mais firmes da novíssima geração dos Estados Unidos. Os seus contos, aqui reunidos, formam um expressivo painel daquilo que poderia ser talvez sintetizado assim: "cada família abriga um estranho no seu seio".
Julieta e Julieta
Fátima Mesquita
Editora GLS (Brasil)
144 páginas
Os contos reunidos neste volume têm uma qualidade inovadora: são histórias de amor entre mulheres brasileiras, contadas como elas de fato acontecem. São jogadoras de basquete, donas de lojas, artistas, médicas e vendedoras que de repente se apaixonam umas pelas outras. Moças tatuadas e certinhas, que andam de moto, a pé, de jipe e em sonhos. São casadas com homens, com mulheres, estão se envolvendo pela primeira vez com outra mulher. São histórias de amor consumado, feliz, bem vivido, como a literatura brasileira ainda não havia produzido.
A Primeira Dança
Histórias de amor entre mulheres
Barbara Grier e Christine Cassidy
Editora GLS (Brasil)
224 pgs
Escritas por mulheres para mulheres, 23 histórias que falam sobre o amor, a paixão e o desejo num universo exclusivamente feminino.
Ensaios
Como Pão no Prato Sagrado
Rebecca Alpert
Editora:Rosa dos Tempos (Brasil)
236 pgs
O livro discute o problema da homossexualidade na cultura judaica. No tempo em que os gregos assumiam pública e institucionalmente as práticas homossexuais, a Bíblia condenava a homossexualidade como pecado passível de morte. Neste livro, Rebecca analisa a posição da Bíblia e estuda a cultura judaica nos últimos dois mil anos do ponto de vista da mulher homossexual, apresentando novos caminhos para o estudo da religião na área do género. Rebecca Alpert é rabina, lésbica assumida e uma das mulheres mais inteligentes e críticas dos Estados Unidos. Feminista teórica, é também directora do Centro de Estudos da Mulher e do Departamento de Estudos da Religião da Universidade de Temple (Filadélfia), cargo este conseguido graças à publicação deste livro, que ganhou em 1998 o prémio de obra mais importante na área de estudos da homossexualidade.
Grrrls
Garotas Iradas
Vange Leonel
Editora GLS (Brasil)
152 pgs
Vange Leonel é uma pop-roqueira de muitas facetas. Além de feminista que assumiu publicamente sua homossexualidade muito antes de isso ser moda, adora escrever. Recentemente dirigiu uma peça de sua autoria, As sereias da Rive Gauche, sobre um grupo de lésbicas morando em Paris na década de 1920, e por quatro anos publicou artigos dirigidos a mulheres na revista gay Sui Generis. O presente livro reúne uma seleção dos melhores entre esses artigos, acrescidos de uma série de textos inéditos sobre lesbianismo. Como não podia deixar de ser com uma autora tão contra a corrente, Vange pesquisa aspectos curiosos de personalidades históricas, ri de alguns hábitos recentíssimos da cultura gay, analisa filmes e livros, e passa seu olhar irónico e inteligente até pela boneca de Maria Bethânia. Nathalie Barnes, Virginia Woolf, Safo, Joana d'Arc dividem páginas com personagens de novelas, Xena e Gabrielle, feministas e pilotas de lancha, em textos curtos e informativos que podem ser lidos em qualquer ordem.
Pele de Gaya (Amor Entre Mulheres)
Coord. Conceição Couto Netto e Karin Anna Pey
Numen Editora
Aborda a questão do lesbianismo sem o filtro de teorias sociológicas e psicanalíticas ou o sensacionalismo barato que visa apenas usufruir lucros às suas custas. Mulheres que amam mulheres, com paixão, com ternura, lirismo e inquietação. Mulheres que dão depoimentos e escrevem textos em que testemunham seus quotidianos, relatando a verdade de seu mundo íntimo, feito de sonhos, realizações, dores, alegrias, delírios e revoltas.
História
Tríbades Galantes, Fanchonos Militantes
Homossexuais que fizeram história
Amilcar Torrão Filho
Editora GLS (Brasil)
296 pág.
Alexandre Magno, Júlio César, o imperador Adriano. Safo, Sócrates, Sólon. O épico de Gilgamech. O mito de Ganimedes. O famoso ladrão Robin Hood. Os génios Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo. Fernando Pessoa e António Botto. Os brasileiros Antonio Nunes e Felipa de Souza. As damas galantes de Catarina de Medici. Padres e monjas. Gertrude Stein e Alice B. Toklas. A escritora Virginia Woolf. Lorde Byron. Rosa Bonheur. Os poetas Oscar Wilde e Federico García Lorca. Lota de Macedo Soares e Elisabeth Bishop. O homoerotismo faz parte da história humana desde os seus primórdios. De reis e rainhas a grandes escritores, de actrizes famosas a humildes missionários, homens amaram homens, e mulheres amaram mulheres em todos os países do mundo, em todas as épocas.
Poesia
Em nome do corpo
Isabel de Sá
(1986)
Lisboa:Edições Rolim
Minha Memória de Ti
Manuela Amaral
(1992)
Coimbra: Fora de Texto
Arte
A arte do amor entre mulheres
(1997)
Lisboa: Edições Europa-América
A Arte do Amor Entre Mulheres é uma celebração do amor e paixão lésbicos tal como são descritos na literatura e na arte desde as civilizações da antiguidade até aos tempos modernos, do Oriente ao Ocidente. Os excertos de poesia e prosa são complementados por deliciosas ilustrações a cores que incluem pintura, escultura e frescos.
Comentários