Bom dia leitoras, estava lendo estes dias sobre um filósofo francês que discorre contra a psicanalise e fiquei pensando: será que as pessoas realmente não acreditam que a terapia possa ajuda-las?
Com isso, fiz um “remake” de minha história enquanto profissional,como psicóloga e psicoterapeuta e posso dizer com propriedade que nesses 12 anos de trabalho em consultório, muito colaborei para a melhoria da situação de vida de muitas pessoas e que o caro senhor está amplamente errado; a psicanalise, a psicoterapia ou as terapias em geral podem e ajudam muitas pessoas.
É certo que muitas pessoas também frequentam terapias e durante meses e até mesmo anos, dizem não perceberem mudanças seja em seus “estados” psíquicos ou generalizando, em suas vidas. Tais pessoas são, como costumo dizer: reincidentes compulsivos de seus próprios erros, são como viciados em seus comportamentos errôneos; viciados pois ao cometerem os mesmos erros acabam por se manterem num ciclo de vida onde o funcionamento é basicamente o mesmo do viciado em determinada droga; ele consome a droga, sente o prazer imediato proporcionado por ela, se culpa por estar supostamente fazendo algo errado e por fim, retorna sempre ao mesmo erro, pois é este sentimento suscitado que acredita ser a vida.
As pessoas que cometem os mesmos erros durante longos períodos de suas vidas são iguais, quantos não vemos por aí dizendo: Eu sempre acabo ficando com pessoas que me traem! Ou: Eu não consigo achar alguém que goste de mim! E assim por diante, são muitos os exemplos que posso citar aqui, mas o que estou tentando dizer é que quando tal pessoa diz :Eu sempre fico com pessoas que me traem, é porque de certa forma ela ganha alguma coisa com isso, alguma coisa como um sentimento de pena de sí mesma que faz com que ela sinta algo e este sentir é dolorido, é penoso, mas é um “sentir” que a faz existir, então ela compulsivamente acaba voltando e cometendo sempre o mesmo erro ao escolher pessoas com determinados perfis semelhantes, que provavelmente vão garantir a ela esse sofrimento.
É complicado e difícil percebermos que estamos agindo assim, por isso sei que quando as pessoas chegam até mim ou procuram ajuda de alguma forma é porque elas já não querem mais se auto boicotarem e acabam por perceberem que quando diziam para ela que tal ou qual comportamento não estava certo, era porque era verdade.
As vezes as pessoas percebem por sí mesmas que suas vidas não estão indo conforme um dia sonharam e acabam por procurarem ajuda.
Quando perceber que precisamos recorrer a está ajuda?
Quando o sofrimento passa a ser recorrente, quando o que a vida tem de bom a oferecer já não é mais sentido, quando acordamos e não temos vontade de manter os olhos abertos...
Fui dramática neste finalzinho? Sim, fui, mas é que canso de ver pessoas por aí reclamando e praguejando contra a vida,sem serem capazes de perceber que talvez por uma mudança aqui outra ali, um dia de sol possa ser o melhor dia ou aquela pessoa que voce ignora, possa ser a que realmente gosta de você, por mais que você ainda acredite que seja difícil qualquer um gostar de você.

Comentários

Anônimo disse…
realamente muita gente não sabe o que é bom e vive reclamando

Postagens mais visitadas deste blog