Uma nova psicologia

Boa tarde

estou lendo um livro maravilhoso : A experiencia Homossexual, de Marina Castaneda, uma psicóloga e psicoterapeuta mexicana que aborda a temática da homossexualidade de forma ampla e completamente didática e educativa, sem contar que é completamente livre de pré conceitos, baseando-se em dados reais e claros sobre o que os homossexuais vivem e sofrem na formação de suas identidades.
São pessoas como ela que nos fazem refletir o quanto a psicologia está defasada em muitos aspectos, sendo que estamos em 2011 e muitos de nós, estudiosos da psicologia, ainda estamos baseando-nos restritamente no que Freud disse.
O complexo de Édipo deve ser revisto e a tão falada "inveja" do pênis também; Vivemos num mundo, ainda muito machista, mas que teve evoluções grandes quanto a igualdade de direitos entre os sexos.
Atualmente mulheres podem ter filhos sem a necessidade de um "macho" por trás ou pela frente, depende do angulo de visão, simplesmente porque são elas que determinam a hora e o como desejam conceber suas crias, sejam estas feitas artificialmente ou não.
Assim poderiamos começar a pensar numa possível inveja da maternidade?
quem sabe...

O que quero dizer com tudo isso é que o mundo mudou, as mentes também tendem a absorver estas mudanças e portanto nós psicólogos temos o dever de mudarmos e nos adequarmos a contemporaneidade com a escuta e a mente livre de qualquer conceito que outrora tenhamos cultuado.
sendo assim quero deixar claro que faço uma clínica que considero inovadora, justa e livre de preconceitos, onde paciente e terapeuta buscam juntos a compreensão do que é colocado em sessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog