Evolução



Bom dia leitoras
Este texto vai pra você que pensou muito antes de colocar seu voto na urna. Para você que é mulher e que teve referencias femininas de força e amor na sua vida, que sabe o quanto “nós” mulheres sofremos para chegarmos hoje a um patamar não de igualdade, mas de direitos, e sabendo que ainda são muitos os que temos a conquistar. Fiquei muito amedrontada com a voracidade com que muitos eleitores pregaram o ódio e a violência nestas eleições, deu a impressão de que os “vencedores” agora podem expressar quem eles verdadeiramente são, ou seja, mulheres devem sim ficar numa situação de subjugação aos homens, homossexuais tem que ser banidos da sociedade e o planeta que se exploda, afinal pra que serve a natureza?
Minha pergunta como estudiosa da mente humana é: os seres humanos evoluíram ou involuíram?
O que é evolução? Eu sempre acreditei que o pensamento, a capacidade critica e o discernimento entre o que é certo e errado nos foi dado como diferença pela linha evolutiva e que essa diferença poderia ser a grande maravilha do planeta, mas hoje percebo que é exatamente o contrário. A humanidade conseguiu extinguir, desde seu aparecimento como homo sapiens, milhares de espécies animais, seja para aplacar a fome ou somente por diversão. E, isso mesmo, diversão. Quem somos então afinal?
É uma pergunta que vai ficar sem resposta, serve para refletirmos.
Nestas eleições vimos negros votarem num candidato que disse que nunca um filho seu casaria com uma negra, pois ele tem educação. Vimos homossexuais votando neste mesmo candidato após o mesmo ter dito que preferia um filho morto a um filho gay. Vimos também muitas mulheres votando no mesmo, após o dito cujo dizer que nem pra ser estuprada tal mulher serviria, referindo-se a um parlamentar. Pois bem, acho que é uma questão de não se sentir negro, nem homossexual e nem mulher, só pode ser, afinal como podemos querer destruir aqueles que nos são semelhantes?
Sei que estou jogando muitas questões e não respondendo nenhuma, mas como já disse Freud em seu texto de 1923, Psicologia das massas e analise do eu :
Os sentimentos da massa são sempre muito simples e muito exaltados. Ela não conhece dúvida nem incerteza. Ela vai prontamente a extremos; a suspeita exteriorizada se transforma de imediato em certeza indiscutível, um germe de antipatia se torna um ódio selvagem. Quem quiser influir sobre ela, não necessita medir logicamente os argumentos; deve pintar com imagens mais fortes, exagerar e sempre repetir a mesma fala.
Como a massa não tem dúvidas quanto ao que é verdadeiro ou falso, e tem consciência da sua enorme força, ela é, ao mesmo tempo, intolerante e crente na autoridade. Ela respeita a força, e deixa-se influenciar apenas moderadamente pela bondade, que para ela é uma espécie de fraqueza. O que exige de seus heróis é fortaleza, até mesmo violência. Quer ser dominada e oprimida, quer temer os seus senhores. No fundo, inteiramente conservadora, tem profunda aversão a todos os progressos e inovações, e ilimitada reverência pela tradição.
O que entendo é que os seres humanos quando se juntam formam uma grande massa que pode ser manipulável quando idéias e ideais são colocados para estes como salvação, seja por um líder, por um movimento , um partido ou qualquer um que exerça influencia sobre essa neurose coletiva.
Quando vamos ter consciência disso e mudarmos?
Talvez um dia...
Quero deixar claro aqui que não abandonei a humanidade, acredito nela e sei que vamos evoluir para o bem, só não sei quando. Faço meu papel e este é auxiliar os que a mim me procuram para se compreenderem melhor e conseguirem viver neste mundo.
Acredito que vamos precisar muito nestes anos de governo autoritário que se seguirá, mas como disse, não estamos sozinhas  e aqui mesmo no site quem desejar pode encontrar apoio.
Acredito que muitas pessoas se utilizarão do pretexto que elas acreditam existir que é o aval de um presidente da republica para saírem fazendo justiça(que elas acreditam ser) com as próprias mãos, então, mais do que nunca é hora de nos unirmos.
Refletir , ponderar e continuar na luta, esse é o caminho.
Grande beijo a todas.
Regina Claudia Izabela
Psicóloga e psicoterapeuta
Claudiaiza1973@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog